sábado, 22 de fevereiro de 2014

Padre Fábio de Melo - A fé requer coragem


Homem de fé é aquele que não vê e mesmo assim não desiste. Deus não decepciona aquele que o busca e espera n’Ele. É belíssima a passagem de quando Moisés conduz o povo em fuga do Egito e eles se encontram diante do mar. Para o povo sair da escravidão, o mar precisou se abrir. O povo, diante da impossibilidade de vencer as águas e tendo atrás o exército dos egípcios, se volta contra o profeta e lhe pergunta por que ele os retirara do Egito, se eles não têm como ultrapassar o mar. Moisés então se volta a Deus e o Senhor lhe diz apenas uma frase: "Diga ao povo que caminhe". Deus não lhe proferiu uma frase que garantisse o milagre, mas que requeria fé. 

A expressão de Deus não é uma expressão que facilita a vida, mas que encoraja. O Senhor não facilita, pois quem facilita corre o risco de infantilizar o facilitado e Ele não nos quer infantis na fé. Deus nos quer amadurecidos, prontos para dar o primeiro passo. Fé é saber acreditar quando tudo está ao contrário. Homem de fé não é aquele que vê. É o que não vê e mesmo assim não desiste. 

Na experiência do povo de Israel, Deus não facilita, mas requer sua fé. O povo queria uma reposta mágica, mas Deus dá uma ordem que encoraja, que faz crescer dentro deles a lembrança que aquele Deus que caminhou com eles não os deixaria na mão.
Nós não sabemos como será, mas não desistimos do que esperamos. Quando tudo indicava que a morte iria chegar, com os pés na água, seguindo a ordem do Senhor, o milagre aconteceu.

Por um lado, eles estavam imobilizados pelo mar que podia afogá-los; por outro, pelo exército que poderia matá-los. Aquele povo estava emparedado. Ser homem e mulher de fé é você viver uma única alternativa: aquela de não poder recuar.
O que faz um homem ser de fé é a resposta que dá diante da insegurança. Isso é cristianismo. Não é uma postura angelical, é uma forma de se tornar guerreiro, soldado. 

Coragem! Vitória é o que Deus quer celebrar na sua vida por meio da fé.

Padre Fábio de Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário