terça-feira, 4 de junho de 2013

TEMPO DE ESPERAS

O amor é o grande responsável pela costura da vida. É ele que alinhava o sentido da existência, pois ele é a grande riqueza que a condição humana herdou.

A contemplação não é outra coisa senão o descanso do pensamento. É por isto que vez em quando a alma grita pela necessidade de silenciar-se. Grita pelo direito de cessar as perguntas, de interromper ainda que temporariamente, a produção de respostas.

Perdi muito tempo correndo atrás de perguntas e respostas. Hoje eu espero que elas me venham naturalmente. Descobri que a contemplação minimiza as ansiedades que antes me roubavam a alegria.

Quando amamos e somos amados, o futuro é apenas um detalhe, porque o presente torna-se imenso, determinante.

Nem sempre a fonte de onde nasce nosso rio é pura. Mas não é problema reconhecer isso.

Quando bem interpretado, o sofrimento se transforma num impulso fantástico para as superações que precisamos viver.

Filosofar sobre a dor não ameniza o seu poder, ao passo que acolhê-la com simplicidade, isso sim faz sentido.

Os fantasmas só deixam de nos assombrar no dia em que fixamos neles os nosso olhos.

Não saber perder já é uma forma de perder sempre. E perder sempre é um jeito mesquinho de morrer antes do tempo.

Organizar o luto consiste em reconfigurar a vida a partir da ausência estabelecida.

Amor que se fundamenta na utilidade que o outro tem corre o risco de se transformar em abandono num futuro próximo.

Você dedica amor a alguma realidade que lhe é inútil?

Vive melhor aquele que acolhe a novidade de cada dia.

O apego ao passado é uma paralisia hedionda [...]. O ser humano não é por acaso e a memória é o depósito de toda a vida já vivida.

Aprendi que o passado pode ser um quadro na parede, mas não a mobília principal.

Tempo não foi feito para ficar, ao contrário, foi feito para passar. E é bom que passe.

Pessoas são como livros, precisam ser lidas. Não pare nas capas. Há muita riqueza escondida em capas não atraentes.

Eu preciso de Deus. Se para Ele não me volto, corro o risco de me desprender de minha possibilidade de ser feliz.

Deus me dá aos poucos, em partes, dia a dia, em fragmentos. Eu Dele me recebo, assim como o girassol se recebe do Sol porque não pode sobreviver sem a sua luz.

A pergunta aguça a dor. O silêncio acalma.

Nada pode ser mais rico e precioso que as pessoas que amamos.

Quem não sepulta seus mortos não pode iniciar o processo de restauração interior. Dessa forma, a vida se transforma em velório eterno.

A vida é assim. Nós nos transformamos no que guardamos.

O coração não sabe fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Ou ele está a serviço do amor, ou ele está a serviço do ódio. É uma questão de escolha.

Respostas inteligentes nos provocam para outras perguntas, mas respostas sábias nos calam.

Você está curado de ser gente grande.

Eu decidi que quero ser leve. Por dentro e por fora. Olho para tudo o que está ao meu redor, mas olho com liberdade. Posso ir embora a qualquer momento. Perdi a ilusão da posse. Nada é meu. Sou apenas administrador do espaço em que me situo. Administro o sopro que está em mim, mas sei que a qualquer momento este sopro pode ser finalizado.

A simplicidade só é possível, aos que ousaram trilhar os caminhos da maturidade.

Mais vale o desconforto da verdade que a comodidade da mentira.

Quem vive se buscando, nunca para de chegar.

Padre Fábio de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário